23/10/2012

Logomarca é Muito Mais Que um Desenho Bonito




















Logomarca Destinada ao Carnaval de Rua da Capital, Premiada em Concurso Público.

Para o trabalho de criação de uma logomarca, estão envolvidos uma série de fatores, que ultrapassam a mera questão da beleza. É óbvio que, predicados do bom gosto e da estética são atributos, quase que, eu diria, obrigatórios. A logomarca deve ter a capacidade de síntese do que seja a instituição para a qual o desenho concebido e irá representar. Como exemplo, para ilustrar o que foi dito anteriormente, podemos lembrar o que nos acomete, ao nos depararmos a observar o desenho de uma cruz. Imediatamente, nos vem ao consciente, todos os significados implícitos em tal desenho. O que, mais fortemente, chama a nossa atenção é o significado filosófico de vida e morte, expressos nos traços, vertical (vida) e horizontal (morte), presente na consciência da nossa cultura ocidental cristã. Por essa tamanha carga de significados histórico, milenar, dificilmente conseguiríamos associar os traços que constroem o desenho da cruz, com qualquer outro significado, que não, o já está devidamente assimilado por todos nós, ao longo dos séculos. O desenho da cruz, é o retrato de todos os fatos relacionados com a sua dramática existência. Se nada tivesse acontecido, que fizesse com que a cruz passasse a ser reconhecida, como símbolo dos acontecimentos bíblicos, a leitura do desenho da cruz, seria absolutamente, outra, igual a qualquer desenho ou representação gráfica existente, em nosso cotidiano.
O que expus acima, pretende deixar claro, que o significado ou conceito, de um determinado desenho, destinado a representar graficamente, uma ideia, instituição ou produto, é fator de vital importância para a correta concepção que orienta o trabalho de criação de uma boa  logomarca.
Simplicidade, é outro fator que deve estar presente na criação de uma logomarca. Se a logomarca tem a função de comunicar e informar, de forma rápida e imediata, do que se trata a imagem de determinada instituição, produto ou ideia, então fica evidente, a necessidade de estabelecer clareza e funcionalidade ao desenho criado.
As logomarcas, que criei, postadas acima, falam por si. No entanto a título de curiosidade, passo a explicitar o processo de concepção, de uma delas, para tornar a postagem do presente texto, mais palatável.
A logomarca criada para a instituição médica, Cevacina-Centro de Vacinação, teve a sua concepção inspirada na representação gráfica da gotinha. A figura da gota está presente, de forma maciça, no universo das campanhas de vacinação. Então, mais do que oportuno, foi nos apropriar da imagem da gotinha para construir a logomarca. A figura de apenas uma gota, não teria o impacto, que a da figura multiplicada, daí, a solução gráfica encontrada para compor o desenho, emoldurado por uma esfera azul, que pretende representar o alcance universal da prevenção e da vacinação. Uma das boas  propriedades do desenho da logomarca, é a sua capacidade de ser observada, tanto pela frente, como pelo verso (aplicada numa porta de vidro, por exemplo), conservando a sua leitura e identidade inalteradas.

Nenhum comentário: