15/09/2012

Marca do Conselho Regional de Medicina-CRM-PB

A Marca do CRM Sugere a Figura da Cruz, Formada por Elementos Semi-transparentes Sobrepostos

O saudoso amigo e companheiro do colégio Pio XII, Humberto Gouveia, quando esteve na presidência do Conselho Regional de Medicina, me convidou para criar a identidade visual do CRM-PB. Aceitei o trabalho, com um mixto de desafio e, ao mesmo tempo, entusiasmo. Desafio, pois, a visualidade contemporânea, exige soluções inteligentes e criativas, que vão muito além das propostas simplórias ou obvias. O universo visual da medicina, dispõe de uma gama de ícones, que nem sempre se prestam a representar, as idéias de forma gráfica, que queremos transmitir, de maneira eficaz, imediata e sintética, como deve ser a boa marca corporativa. Quando criamos uma marca podemos nos apropriar de figuras que se associam, mentalmente, com as atividades da medicina, tais como: a figura do médico com gorro e máscara,  a representação gráfica de um coração, a cruz (bastante massificada, pela "Cruz Vermelha Internacional"), tudo depende de um conceito correto, que possa vir a solucionar o trabalho de concepção para a criação de uma marca. Observem, que estou falando em "marca" e não "logomarca", como virou moda denominar todo tipo de signo criado para representar graficamente, uma entidade ou instituição. Para não me estender demais, simplifico: existe a representaçãgráfica denominada de logotipo, que, nada mais é, do que o nome do produto,  empreendimento, ou instituição, onde os seus caracteres recebem um tratamento estilizado, tornando-se peculiares. Exemplo, é o logotipo da Ford, com suas letras estilizadas em manuscrito. Posteriormente, o nome Ford foi colocado dento de uma figura oval, tranformando-se em uma logomarca.Outro bom exemplo, é o da Shell, que em seus primórdios, utilizava a figura da concha junto com o logotipo. Hoje a Shell, só usa a figura da concha amarela e todo mundo sabe e reconhece a marca da companhia de combustíveis norte-americana. 
Então, logomarca é a junção de um logotipo, com um símbolo ou uma marca. A marca pretende ser a representação gráfica de uma ideia, produto ou instituição, dispensando a necessidade de ser associada com um logotipo.
A marca que criei para o CRM-PB tem essa característica, de dispensar a sua razão social, prevendo que no futuro ela possa ser visualmente, associada a entidade que representa. O sucesso do esforço de comunicação, vai depender do trabalho institucional de massificar a marca, com o objetivo de que ela possa vir a não depender de sua razão social. 
O trabalho de concepção da marca do CRM surgiu a partir da idéia da figura da cruz, desenhada de forma estilizada, utilizando a forma geométrica do quadrado, em blocos semi-transparentes, sobrepostos, sugerindo em sua construção, a figura da cruz. São quatro quadrados, que foram inclinados (sugerindo a ideia de movimento), e sobrepostos em semi-transparência em tons de degradé verde. O desenho chama a atenção e provoca curiosidade do espectador. No início, da implantação da marca, havia a necessidade, de associa-la com a razão social, até porque ainda era uma marca inédita. Para isso, utilizamos família de fontes simples, sem nenhum trabalho rebuscado, apenas inclinado (itálico), acompanhando o desenho da marca. 

Nenhum comentário: