10/09/2012

Logomarca da Funesc

Logomarca Criada Por Mim, Para o Espaço Cultural José Lins do Rego, Premiada em Concurso.



Além de fotografia, durante muitos anos me dediquei ao design gráfico, criando marcas e logomarcas para inúmeras entidades corporativas, no mercado carioca, onde trabalhava. Quando retornei do Rio de Janeiro, em 1981, encontrei aberto, edital de concorrência pública para a criação da logomarca destinada ao Espaço Cultural José Lins do Rego (ainda em fase de construção e acabamento), que seria inaugurado dentro de poucos meses. O valor do prêmio, era totalmente irreal, pois estava habituado a cobrar em torno de setenta vezes mais, que o valor oferecido pelo edital. Muito bem! Depois de dez anos fora da Paraíba, achei que seria uma oportunidade muito boa, para me reapresentar ao mercado local, caso conseguisse ter a logomarca aprovada. O valor do prêmio, não era a coisa mais importante para mim, naquela ocasião.Quando o resultado ficou conhecido, fiquei muito feliz, pois tinha certeza de que apresentara um bom trabalho, que serviria como identidade visual de um importante equipamento cultural. Embora muitos acreditassem que o Espaço Cultural era um "elefante branco". Eu, enxergava exatamente o contrário, associando as amplas possibilidades de sua proposta, estrutura e concepção, semelhantes aos inovadores propósitos do Centro George Pompidou - o famoso Beaurbourg, em Paris.
Passados os anos, não acredito, que ainda possa existir alguém que tenha coragem de repetir o depreciativo e mesquinho epíteto de "elefante branco"! É verdade, que o Espaço Cultural nunca foi utilizado, em todo o seu potencial, até hoje.Fruto da rejeição de nascença. É inacreditável, ainda, lembrar que o Espaço Cultural, chegou a ter cogitada a sua venda, para a iniciativa privada, com o nobre objetivo de ser transformado em um supermercado.
Uma das maiores satisfações, que senti ao ganhar o prêmio, foi ser convidado a me encontrar com o arquiteto Sérgio Bernardes (já falecido), que manifestou o desejo de me conhecer. Marcado o encontro, fui almoçar com o idealizador do Espaço Cultural, que estava acompanhado do arquiteto e artista plástico, Régis Cavalcanti. Logo que fomos apresentados, Sérgio Bernardes era puro entusiamo, falando, sem parar, das propriedades da minha criação e das possibilidades fantásticas de exibi-la projetada nos céus da Paraíba, na noite de inauguração, utilizando raios lazer, uma modernidade ainda desconhecida para nós.Mas, nem tudo foram flores... logo em seguida, alguém telefona para a minha casa, perguntando se eu li o jornal "O Momento", daquele dia, pois a minha criação estaria sendo acusada de ser um plágio. Foi como se tivesse levado um soco, no estômago! Não tanto, pela acusação de plágio, que seria facilmente desmascarada, mas pela forma primária e mesquinha, como foram falsificadas e produzidas as provas publicadas no Jornal. Na época o jornal O Momento, fazia oposição e marcação cerrada ao governador Burity e  a matéria teria o único objetivo de atingir ao Governo do Estado. É verdade, soube depois, que um concorrente insatisfeito com o resultado, foi quem procurou o Jornal, se oferecendo para fornecer as "provas" do "plágio".
Passados 31 anos, a Logomarca continua em seu pleno vigor, demonstrando a sua qualidade maior, que é a capacidade de permanecer atual, em sua visibilidade, demonstrando que a logomarca não envelheceu.

Nenhum comentário: